top of page

PERDI UM DENTE, O QUE PODE ACONTECER?

  • Foto do escritor: casaartodontologia
    casaartodontologia
  • 9 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Você já perdeu um dente? 


Não de forma natural como os dentes de leite ou por indicação do dentista como os sisos e também por razões ortodônticas. Estou falando de perder um dente por cárie, doenças de gengiva ou fraturas? 


Se a sua resposta foi sim, sabia que quando perdemos um dente ele fará falta no seu dia a dia e as suas consequências são preocupantes!


A primeira consequência da perder um dente é a perda da eficiência mastigatória, ou seja, como a quantidade de dentes diminuiu, o processo de trituração dos alimentos é dificultado, além de machucar a gengiva (mucosa) que fica sobre a área do dente perdido, sobrecarregando o lado oposto. 


Outra consequência importante é a movimentação dos dentes vizinhos. Quando se perde um dente, os dentes ao redor tendem a procurar toques que agora não existem mais. Ou seja, o dente de cima “desce” e o do lado tomba. Tudo isso traz consequências para a oclusão, perdendo o seu equilíbrio. 


Além disso, os espaços entre os dentes começam a ficar maiores, dificultando a escovação, tendo maior acúmulo de alimento e favorecendo o aparecimento das cáries. 


Essas novas posições dentais criam o que chamamos de “toques prematuros”. É como se esses dentes tocassem primeiro que todos os outros quando fechamos a boca. Esses toques são forças que as estruturas de amortecimento dos dentes não conseguem absorver e, consequentemente, ocorre perda de osso ao redor desses dentes e exposição das raízes, o que pode gerar sensibilidade dental. 


Por isso, nós dentistas, somos unânimes em dizer que um dente deve ser reposto o quanto antes. Queremos evitar todas essas consequências, e principalmente impedir que ocorram outras perdas dentárias por causa de um dente só. 



Se você perdeu um dente e não quer sofrer com todas as consequências disso, entre em contato conosco!






 
 
 

Comments


bottom of page