Como surgem as cáries?
- casaartodontologia

- 28 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
As famosas cáries são um problema bucal muito recorrente e que ouvimos falar desde a nossa infância. Mas você sabe o porquê delas aparecerem e como evitá-las?
A nossa boca está cercada por bactérias e isso não é um problema, na verdade é algo natural do nosso organismo. No entanto, o problema aparece quando há um desequilíbrio e essas bactérias começam a atingir os dentes.

A primeira informação que devemos saber é que a cárie é uma doença multifatorial e comportamental, ou seja, depende de mais de um fator para aparecer. Dessa forma, para a sua instalação é preciso que tenha os dentes, as bactérias, restos alimentares e tempo de ação.
E como esse processo funciona? As bactérias transformam os restos de alimentos presentes na nossa boca há um certo tempo (culpa da má higienização) em ácidos ocasionando um processo de fermentação que atinge os dentes. Quais são os primeiros sinais da cárie?
Ponto preto.
Dor no dente.
Mancha branca opaca.
Mau hálito.
Sensibilidade com bebidas/comidas, doce/gelado.
Como evitar que elas apareçam? A prevenção sempre será a melhor escolha. Confira algumas dicas para ficar longe das cáries:
Manter uma boa higiene bucal. Sempre escovar os dentes após as principais refeições e não esquecer do fio dental, pois ele auxilia na limpeza das sujeiras que ficam retidas entre os dentes;
Diminua o consumo de açúcar. Quanto maior o consumo de açúcar, maior o risco de cárie;
Beba bastante água. A água ajuda a equilibrar o Ph bucal e diminuir a acidez, além de ajudar na produção de saliva. Boca seca é um problema e ajuda a aumentar o risco de cárie;
Consulte o seu dentista de 6 em 6 meses para prevenir e caso precise, começar uma intervenção na fase inicial do problema.
Gostou desse conteúdo? Curte nosso post e se você se identificou com alguns dos sinais de alerta da cárie, envie-nos uma mensagem e agende sua consulta.




Comentários