Como saber se tenho bruxismo?
- casaartodontologia

- 11 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2023

O bruxismo pode ser um forte ranger ou apertamento dos dentes, podendo atingir pessoas de todas as idades. Ele pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como os distúrbios da articulação temporomandibular (ATM). Essa prática é inconsciente e ocorre durante o sono, por isso que na maioria das vezes as pessoas tem sintomas como: Dores no maxilar Dores de cabeça Dores de ouvido Estalos no maxilar Ouvir barulhos enquanto dorme Ocasionando também problemas como: Dentes cerrados Trincas nos dentes (dentes quebrados)
Nesses casos, o paciente deve procurar um dentista para saber se a origem da dor é causada pelo bruxismo.
- Tem Cura? Não! Mas existem tratamentos eficazes, principalmente se descobrirmos prematuramente, e com isso podemos evitar problemas a frente.

Como por exemplo...
As placas de bruxismo (órtese miorrelaxante).
São uma ótima opção para manter seus dentes desencostados durante a noite, que é quando o bruxismo tende a ser mais forte.
Aplicativo (desencoste seus dentes)
É um aplicativo gratuito que irá te lembrar de tempos em tempos para desencostar seus dentes.
Sair do celular pelo menos 1 hora antes de dormir
Isso também ajuda muito pois a têndencia é que você fique mais calmo e tenha uma noite de sono melhor.
Durante o dia, é interessante notar como é o seu comportamento em situações de estresse ou tensão. Observe se nesses momentos você aperta mais os dentes.
De modo geral, se notar que está tendo algum dos sintomas citados acima, procure seu dentista! O que pode ajudar nesse diagnóstico são as consultas periodicas de 6 em 6 meses para checkup.
Ainda tem dúvidas se você tem bruxismo ou não? Nos envie uma mensagem clicando no botão abaixo.
Vamos te ajudar a solucionar esse problema. Clique aqui!




Comentários