top of page

ANTIBIÓTICOS enfraquecem os dentes?

  • Foto do escritor: casaartodontologia
    casaartodontologia
  • 11 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Quantas vezes já escutamos que ao tomar muito antibiótico quando pequeno, estragava os dentes? Vamos desvendar esse mistério e saber se é verdade ou fake!


A resposta correta é NÃO! O antibiótico não enfraquece os dentes. 


Na verdade, o que enfraquece os dentes é o açúcar presente nesses medicamentos. Para uma maior aceitação das crianças, esses medicamentos são feitos à base de xaropes açucarados administrados de 2 a 3 vezes por dia, e desse modo essas crianças ficam mais suscetíveis a ter problemas como a cárie.


ree

As crianças, quando precisam de antibiótico, já apresentam um quadro de infecção e muitas vezes apresentam quadros de cansaço, dor e febre. Como essa medicação precisa ser tomada em horários específicos, geralmente após tomar o xarope à noite, os cuidados com a higiene bucal ficam para depois, não escovando os dentes e passando o fio dental. Esse tempo com o açúcar nos dentes é o suficiente para aumentar a quantidade de ácidos das bactérias e iniciar o processo da cárie.


No entanto, existe um antibiótico em especial, a tetraciclina, que tem como característica se aderir a dentina dos dentes (tecido dental interno) ocasionando manchas esbranquiçadas, amareladas ou com tom amarronzado. Porém isso só acontece no período de formação dos dentes - entre 0 a 12 anos de idade. Vale ressaltar que apesar de ter esse efeito de manchar os dentes, ela não causa enfraquecimento. 


Os danos dentários podem ser evitados com a correta higienização, com escova, pasta com flúor e fio dental, após as doses da medicação.






 
 
 

Comentários


bottom of page